Regimento COMSECRJ


    O COMITÊ DE SECRETARIADO DO RIO DE JANEIRO, constituído no Rio de Janeiro - RJ, está embasado na Lei que regulamenta a profissão, de nº 7.377, de 30 de setembro 1985, complementada pela Lei nº 9.261, de 10 de janeiro de 1996, bem como no Código de Ética do Profissional de Secretariado, de 7 de julho de 1989. O presente documento tem a finalidade de estabelecer os princípios e procedimentos administrativos a serem cumpridos pela Diretoria e pelos afiliados deste Comitê, com o objetivo de contribuir para a união dos profissionais de secretariado, bem como a valorização da categoria.


    REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SECRETARIADO DO RIO DE JANEIRO

    Na terminologia do presente regimento, O Comitê de Secretariado do Rio de Janeiro será denominado simplesmente "COMSECRJ''.

    CAPÍTULO I

    Da composição do Comitê

    Parágrafo 1 - A Diretoria do COMSECRJ é composta, atualmente, por:

    I - Presidência;

    II - Diretorias: formadas por participantes atuantes na criação e implantação do comitê, por membros específicos do COMSECRJ, com o objetivo de aprimorar as ações realizadas pelo Comitê. São elas:

    • Diretoria de Marketing;

    • Diretoria Financeira;

    • Diretoria Administrativa e Secretaria Executiva;

    • Diretoria de Comunicação e Relações Institucionais;

    • Diretoria de Estudos e Pesquisa;

    • Diretoria de Planejamento e Organização de Eventos;

    • Diretoria de Responsabilidade Social;

    A descrição de cada Diretoria está detalhada no Anexo I deste regimento.

    Parágrafo 2 - Afiliados - profissionais, estudantes, docentes ou pesquisadores da área de secretariado com interesse em participar do referido comitê e colaborar com as atividades realizadas pelo mesmo.


    CAPÍTULO II

    Do ingresso

    Diretoria

    Art. 1º Somente serão admitidos os novos (as) Diretores (as) que cumprirem o presente regimento, o qual se aplica a todos do COMSECRJ, não sendo lícito alegar ignorância de seus dispositivos.

    Parágrafo Único - O ingresso só se dará após a aprovação formal pelo COMSECRJ, por meio de votação de todos os membros, e de ter conhecimento de todas as normas contidas no presente regimento, disponível no site do COMSECRJ.

    Art. 2º Poderão ser admitidos como Diretor (a) do COMSECRJ profissionais, estudantes, docentes ou pesquisadores em secretariado que, além do cumprimento das disposições legais, satisfaçam a todos os requisitos abaixo, cumulativamente:

    1. Apresentar, ao Comitê, currículo e justificativa da intenção em participar do COMSECRJ, bem como defender, em entrevista com a Diretoria, de que forma poderá agregar ao grupo.

    2. Para comprovação de vínculo com o Secretariado:

    • No caso de profissionais, apresentar registro profissional, provisório, se dentro da validade, ou definitivo, podendo ser Técnico em Secretariado ou Secretário Executivo;
    • No caso de estudantes, apresentar declaração recente de curso de Secretariado, podendo ser em qualquer um dos três níveis: Técnico em Secretariado, Tecnólogo em Secretariado ou Secretariado Executivo;
    • No caso de Docentes de Secretariado, apresentar declaração recente da Instituição de Ensino que comprove docência/coordenação no curso Técnico em Secretariado, Tecnólogo em Secretariado ou Secretariado Executivo;
    • No caso de Pesquisadores em Secretariado, apresentar currículo lattes com, ao menos, uma publicação de artigo, resumo ou resumo expandido cujo tema seja afeto à área de Secretariado, ou ainda, apresentação de trabalho em evento de Secretariado no Brasil ou no exterior;
    1. Colaborar com o crescimento do COMSECRJ.

    2. Concordar em participar das atividades realizadas e/ou propostas pelo COMSECRJ.

    3. Contribuir, financeiramente, com um valor mensal de R$ 15,00, a ser depositado em conta indicada pelo Comitê, a fim de custear a manutenção do COMSECRJ.

    Do ingresso

    Afiliados

    Art. 3º Serão admitidos novos afiliados em quatro modalidades:

    Estudantes de Secretariado de todos os níveis, ou seja, Técnicos em Secretariado, Secretários Executivos, Docentes/Coordenadores de curso de Secretariado e Pesquisadores em Secretariado. A admissão será on-line, pelo site do Comitê, por meio de formulário próprio, devendo ser enviada a respectiva documentação comprobatória em seguida.

    Parágrafo Único - O ingresso só se dará após a aprovação formal pelo COMSECRJ e de ter conhecimento de todas as normas contidas no presente regulamento, disponível no site do COMSECRJ.

    Art. 4º Para ser admitido como afiliado do COMSECRJ, além do cumprimento das disposições legais, o participante deve satisfazer aos seguintes requisitos, cumulativamente:

    a) Preencher, no site do COMSECRJ, o respectivo formulário e enviar o respectivo comprovante;

    b) Para comprovação de vínculo com o Secretariado:

  • No caso de profissionais, apresentar registro profissional provisório, se dentro da validade, ou definitivo, podendo ser Técnico em Secretariado ou Secretário Executivo;
  • No caso de estudantes, apresentar declaração recente de curso de Secretariado, podendo ser em qualquer um dos três níveis: Técnico em Secretariado, Tecnólogo em Secretariado ou Secretariado Executivo;
  • No caso de Docentes e/ou Coordenadores de Secretariado, apresentar declaração recente da Instituição de Ensino que comprove docência/coordenação no curso Técnico em Secretariado, Tecnólogo em Secretariado ou Secretariado Executivo;
  • No caso de Pesquisadores em Secretariado, apresentar currículo lattes com, ao menos, uma publicação de artigo, resumo ou resumo expandido cujo tema seja afeto à área de Secretariado, ou ainda, apresentação de trabalho em vento de Secretariado no Brasil ou no exterior;

c) Colaborar com o crescimento do COMSECRJ;

d) Contribuir, financeiramente, com um valor mensal de R$ 15,00, a ser depositado em conta indicada pelo Comitê, a fim de custear a manutenção do COMSECRJ.


CAPÍTULO III

Da permanência

Art. 1º A permanência da Diretoria no COMSECRJ obedecerá às seguintes regras:

  1. Participação nas reuniões;

  2. Participação nas atividades sugeridas e/ou propostas;

  3. Apoio às atividades propostas pelo COMSECRJ, seja na organização, execução e/ou avaliação delas.


CAPÍTULO IV

Da saída

Diretoria

Art. 1º Não havendo prazo estipulado para a permanência, qualquer membro da Diretoria poderá solicitar o desligamento mediante aviso prévio de 30 (trinta) dias, caso seja necessário.

  1. O aviso prévio dar-se-á para termos tempo hábil de seguimento e substituição nos processos;

  2. Em caso de desistência da participação no COMSECRJ, o membro deverá formalizar e justificar o desligamento, por escrito, podendo ser por e-mail, para que o COMSECRJ avalie, em caso da solicitação de retorno do membro ao comitê.


Da saída

Afiliados

Art. 2º Os Afiliados que desejarem sair deverão informar, por e-mail, à Diretoria.

Parágrafo único - O Afiliado que deixar de contribuir financeiramente por 3 meses consecutivos será automaticamente desligado do COMSECRJ.


CAPíTULO V

Da mudança do membro para outra cidade

Art. 1º O membro do COMSECRJ que, por razão de mudança para outra cidade, não puder participar ativamente e presencialmente das atividades do Comitê, poderá permanecer, contanto que contribua com o crescimento do COMSECRJ, por meio de divulgação, participação nas reuniões a distância e colaboração da forma que lhe for acessível e conveniente, podendo, inclusive, criar "células" ligadas ao Comitê, com o objetivo de expandir e aprimorar as atividades de secretariado em sua cidade, mediante conhecimento e aprovação prévia dos membros do COMSECRJ.


CAPÍTULO VI

Do egresso

Art. 1º Todo e qualquer ex-membro da Diretoria poderá retornar ao COMSECRJ, desde que tenha seguido o disposto no Art. 1º, item "b", do capítulo IV e cumpra o presente regimento.


CAPÍTULO VII

Dos deveres e direitos

Art. 1º São deveres da Diretoria:

  1. Cumprir as decisões tomadas nas reuniões;

  2. Observar e zelar pelo cumprimento deste regulamento, bem como de toda e qualquer comunicação que for enviada pelo COMSECRJ;

  3. Desempenhar, com eficiência, presteza e atenção, as atribuições, objetivando melhores resultados e solicitando, se necessário, ajuda aos demais membros;

  4. Zelar pela conservação do COMSECRJ;

  5. Usar os meios de identificação em eventos, conforme estabelecidos nas reuniões, tais como: cartão de visita, crachá e carteirinha de identificação do COMSECRJ.

  6. Manter o devido respeito aos membros, sendo atencioso e educado no trato com qualquer pessoa;

  7. Guardar sigilo sobre tudo quanto lhe for confiado na execução de suas tarefas, não revelando, nem direta e nem indiretamente, a terceiros, o que o COMSECRJ declarar como sigiloso;

  8. Comunicar as faltas às reuniões e/ou a atividades, seja qual for o motivo que as determine;

  9. Buscar parcerias visando à diminuição de custos na realização de atividades e eventos, apresentando, como contrapartida, divulgação de seus produtos e serviços por parte do COMSECRJ.

  10. Divulgação dos objetivos, atividades e conquistas do COMSECRJ, por meios que sejam de familiaridade do membro (redes sociais, e-mails, profissionais da área, etc).

Art. 2º São direitos da Diretoria:

  1. Participar das reuniões e atividades previamente programadas conforme calendário preestabelecido;

  2. Colaborar, a qualquer tempo, com ideias e sugestões que agreguem ao Comitê;

  3. Ter acesso às informações pertinentes ao Comitê;

  4. Utilizar o nome e divulgar, como membro, os objetivos, as atividades e as conquistas do Comitê, não podendo utilizar-se do nome do COMSECRJ para benefício em causa própria nem a interesses que não sejam pertinentes aos objetivos do Comitê.


CAPÍTULO VIII

Da identificação

Art. 1º O COMSECRJ poderá solicitar, a qualquer tempo, o uso da identificação (crachá, cartão de visita e/ou carteirinha de identificação) nas atividades e/ou eventos.

Parágrafo Único - A forma de identificação poderá, a qualquer tempo, ser modificada ou alterada, se necessário, e decidido pelo COMSECRJ.

Art. 2º É de responsabilidade de cada um a conservação do seu elemento de identificação.


CAPÍTULO IX

Das faltas

Da Diretoria

Art. 1º As faltas às reuniões e/ou a atividades deverão ser informadas e serão justificadas:

  1. Em caso de doença;

  2. Viagem a trabalho ou estudos ou eventos de Secretariado;

  3. Trabalho e/ou estudos;

  4. Férias.

Art. 2º Quando o membro precisar faltar por motivo previsível, deverá comunicar a Diretoria sua ausência com a antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas;

Art. 3º Em caso de falta por motivo imperioso e inesperado, a comunicação deverá ser feita assim que possível;

Art. 4º O membro que deixar de comparecer às reuniões, a atividades e/ou eventos, sem causa justificada, será advertido e penalizado, conforme o disposto no Parágrafo Único a seguir:

Parágrafo Único - A tolerância para faltas nas reuniões é de uma falta não justificada, resultando em advertência, e até 03 (três) faltas consecutivas justificadas, sujeita à avaliação da Diretoria, podendo resultar na retirada do membro do COMSECRJ.


CAPÍTULO X

Das medidas disciplinares

Art. 1º Os membros da Diretoria que infringirem o presente regimento ou deixarem de cumprir determinações constantes no mesmo, ficam sujeitos às seguintes penalidades:

  1. Advertência formalizada;

  2. Retirada do COMSECRJ.

Parágrafo Único - As penalidades acima enumeradas serão aplicadas por escrito, conforme a natureza e a gravidade da infração.

Art. 2º É da competência do(a) Presidente a aplicação das penas disciplinares de advertência por escrito e solicitação de retirada.

Parágrafo Único - Na ausência do(a) Presidente, serão decididas, em votação, pelo quorum mínimo de metade da Diretoria presente, as medidas previstas neste artigo.


CAPÍTULO XI

Disposições gerais

Art. 1º O presente Regimento, depois de aprovado, somente poderá ser modificado em reunião expressamente convocada para esta finalidade e cada alteração proposta deverá ser aprovada pela maioria da Diretoria do Comitê.

Art. 2º O presente regulamento entra em vigor no dia 5 de maio de 2019.


COMSECRJ

Presidência;

Diretoria de Marketing;

Diretoria Financeira;

Diretoria Administrativa e Secretaria Executiva;

Diretoria de Comunicação e Relações Institucionais;

Diretoria de Estudos e Pesquisa;

Diretoria de Planejamento e Organização de Eventos;

Diretoria de Responsabilidade Social.


ANEXO I

DIRETORIA


PRESIDENTE

Descrição: Responsável pelo planejamento estratégico e definição de ações do COMSECRJ. Convocar e presidir as reuniões, cumprir e fazer cumprir este regimento, aprovar parcerias, dar advertências em geral, aprovar ingresso e formalizar desligamento de membros da Diretoria.


DIRETORIA DE MARKETING

Descrição: Responsável pelo marketing no comitê, colaborando para o desenvolvimento de estratégias de comunicação e identidade visual, projetos de serviços, planejar e definir campanhas voltadas para promoção de serviços e eventos propondo ações de merchandising e mídia, preparando, após criação e revisão, material para publicação e divulgação, definir canais de comunicação específicos e adequados para cada público, planejando ações em plataformas digitais, produzir conteúdo e campanhas publicitárias online, atualização do site do comitê, sugerir matérias como artigos, entrevistas e colunas, elaborar Press Releases com informação precisa, útil e direcionada ao meio de comunicação certo, e registrar os eventos e ações pertinentes ao Comitê.


DIRETORIA FINANCEIRA

Descrição: Responsável pelos assuntos financeiros do comitê, tais como controle das contas a pagar e a receber, contabilidade, controle de riscos, tesouraria, investimentos, planejamento financeiro, e divulgação frequente dos resultados ao comitê, visando o alcance dos objetivos do COMSECRJ.


DIRETORIA ADMINISTRATIVA E SECRETARIA EXECUTIVA

Descrição: Responsável por tarefas relativas aos registros e distribuições de atividades aos membros, redações em português e quando preciso em idioma estrangeiro, relatórios, atas, pareceres, planejamentos e controle das reuniões e assuntos correlatos, orientações e avaliações das tarefas desenvolvidas, visando tornar as ações mais produtivas e mais práticas, conquistando espaços e aproveitando as oportunidades, alcançando assim os objetivos propostos pelo Comitê.


DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Descrição: Responsável por desenvolver, apresentar e acompanhar projetos de interesse do Comitê, desenvolver a política de relações externas, definindo diretrizes para sua implementação.

Coordenar ações para efetivação das atividades em parceria com outras Instituições, responder pelos contatos externos do Comitê, providenciar, produzir e expedir ofícios internos e externos, cartões e circulares; colaborar com projetos de comunicação. Dar apoio logístico e de comunicação social, ao estreitamento de relações com outras instituições. Colaborar com projetos de comunicação social estratégico, de forma a promover a imagem e o bom relacionamento junto aos parceiros.


DIRETORIA DE ESTUDOS E PESQUISA

Descrição: Responsável pela definição de temas para estudos e suporte na elaboração de textos relacionados ao Secretariado. Responsável pelo desenvolvimento das pesquisas dos temas solicitados e relacionados às atividades do Comitê. Colaboração no processo de criação e revisão de materiais diversos, tais como e-books, apostilas e livros com assuntos pertinentes ao Secretariado. Elaboração de formulários de pesquisa. Divulgação de pesquisa científica referente ao Secretariado.


DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Descrição: Responsável pela organização de eventos, do planejamento até o pós-evento, incluindo verificação de datas, orçamentos, local para sua realização, hotel e passagem quando necessário, translado, licenças, oradores e apoio aos serviços terceirizados. Gerenciar as tarefas operacionais, contato direto com todos envolvidos no evento, captar apoio e ou patrocínio, contatar parceiros, participar de reuniões internas e externas sobre o evento. Acompanhar todos os passos de sua execução para assegurar satisfação de todos os envolvidos.


DIRETORIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Descrição: Responsável pela criação de ações que promovam qualidade de vida e bem-estar da comunidade bem como a redução de impactos negativos, priorizando maior transparência, ética e valores na relação com os profissionais de secretariado executivo, membros e parceiros.